Pesquisar

Aplicativo Meu Imposto de Renda: como funciona e como declara

Aplicativo Meu Imposto de Renda: como funciona e como declara

O aplicativo Meu Imposto de Renda é uma ferramenta gratuita que você pode baixar no celular ou Tablet, que permite preencher e enviar a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Além disso, o aplicativo também oferece outros serviços, tais como consultar pendências, gerar o DARF para pagamento do imposto devido, receber notificações sobre o processamento da declaração e acessar um guia com perguntas e respostas sobre o IRPF e ver se o seu salário aumentou. Ou se não quer pagar mais um contador, explicaremos como funciona o preenchimento do aplicativo corretamente.

Onde encontrar o aplicativo e como faço o cadastro

O aplicativo pode ser baixado para os sistemas Android e iOS e pode ser feito o download nas lojas de aplicativos Google Play e App Store. Para acessar o aplicativo, é necessário fazer cadastro e informar o CPF, a data de nascimento e um código de segurança que aparece na tela.

Em seguida, o usuário pode escolher entre iniciar uma nova declaração ou importar os dados da declaração do ano anterior, se tiver o arquivo no mesmo aparelho ou no computador de uso antigo.

O que devo declarar?

Ao fazer o download de sua preferência no Android ou IOS, o preenchimento da declaração pelo aplicativo é o mesmo modelo do programa do IRPF para computador, com as mesmas fichas e campos para facilitar os usuários. O usuário deve informar seus dados pessoais, rendimentos, deduções, bens, dívidas, pagamentos e doações, entre outras informações. O aplicativo tais como para quem tem criança pequena, nota fiscal de remédio em que foi gasto em dinheiro e consultas medicas de crianças. Também permite informar ganhos líquidos em renda variável com ações à vista e com fundos de investimento imobiliário (FII).

Mas atenção!

Antes de enviar a declaração, o usuário pode revisar os dados e verificar se há alguma pendência se esqueceu. O aplicativo vai mostrar o valor do imposto a pagar ou a ser restituído, se houver. Após a confirmação, o usuário recebe o número do recibo da declaração, que deve ser guardado para futuras consultas, o recibo virá direto no aplicativo.

Quais as vantagens que tenho fazendo pelo aplicativo?

As vantagens do aplicativo são que ele permite que você comece o preenchimento da declaração no celular ou Tablet e possa também finalizar pelo computador, ou vice-versa, desde que o usuário acesse o sistema usando sua conta gov.br, sendo uma plataforma de acesso digital aos serviços públicos. E uma das vantagens e praticidade que o aplicativo permite é que também pode fazer a declaração para outras pessoas que não sabem mas que sejam de confiança.

O aplicativo Meu Imposto de Renda é uma opção rápida, prática e segura para os contribuintes que querem fazer sua declaração de forma rápida e fácil, sem precisar de um computador ou por sua preferência preferem fazer pelo celular, ou pelo Tablet.
No entanto, o aplicativo tem algumas limitações, como não permitir a declaração de rendimentos recebidos do exterior, de atividade rural e de espólio. Além disso, o aplicativo não substitui a orientação de um contador ou profissional qualificado. Em caso de dúvidas, consulte um profissional.

Com que valor começo a fazer o imposto de renda?

O imposto de renda começa a ser declarado com o valor R$ 28,559,70, ou seja, quem recebeu o valor acima desse valor estimulado pelo governo.

Como fazer a declaração do imposto de renda no aplicativo?

Primeiro: entre no aplicativo meu imposto de renda pelo celular e clique no botão de entrada com a sua conta gov.br. Em seguida, coloque o CPF para efetuar o login.

Segundo: para você entrar digite a sua senha de uso gov.br e toque “entrar”. observando que o acesso é o que vale para todas as plataformas do governo federal. Ao entrar na página permita “autorizar” para atualizar suas informações de cadastro.

Terceiro: se deparando com a lista de declaração do IRPF, clique em IRPF 2024. Em seguida, procure pela opção “preencher declaração”.

Quarto: toque “iniciar pre-preenchida”, depois inicie a declaração clicando no campo identificado.

Quinto: você verá que terá uma aba de identificação, em seguida terá a opção “sim” e “não”. Você verá umas informações embaixo e na mesma tela toque na seta para selecionar a resposta de acordo com seu requisito e o aplicativo mostrará várias opções, mas se não tiver digite na lupa.

Sexto: em sequência, digite seus dados tais como título eleitoral e do NIT, PIS, PASEP na página decorrida. Depois toque na bolinha escrita “contato”, que é referente ao seu endereço.

Sétimo: voltando à pagina inicial, clique na poção “familiares”, caso tenha criança na família ou dependente. Selecione o tipo de familiar e adicione tais como filho até 21 anos, conjure ou pais ou avós

Oitavo: depois selecione os dados do seu familiar que você escolheu, os documento como CPF, data de nascimento, e clique para salvar na parte inferior da tela e depois volte para tela inicial do aplicativo após finalizar o registro do seu parente.

Nono: selecione “rendimentos” e toque no ícone de + no caso se a declaração pré-preenchida não seja conforme a sua realidade, também pode apagar colocando no ícone da lixeira. Fazendo isso, defina o seu salário, rendimento, ou poupança.

Décimo: fazendo o rendimento de acordo com seu salário, mas observando que terá que colocar CPF/CNPJ decimo terceiro e outros dados que pedir e em seguida, clique e salve. Volte novamente à pagina inicial e clique na opção de pagamentos.

Décimo primeiro: toque no ícone de + para colocar um novo pagamento conforme no anterior e depois selecione o tipo de pagamento que deseja adicionar como Hospitais, clinicas, e dentistas.

Décimo segundo: fazendo o preenchimento de todos os dados de pagamentos que você fez da instituição, CNPJ, valor pago e outras informações que você lembra. Depois clique em Salvar e depois volte para pagina inicial e clique em bens e dívidas.

Décimo terceiro: ao clicar na opção de bens e dívidas, selecione a opção de bens ou dívidas que você irá declarar opções como apartamento. Nesse caso você terá que informar como área total, data que você adquiriu e valor do imóvel. Depois salve.

Décimo quarto: após preencher todas as opções pedidas, toque na opção “Resumo: na página inicial para abrir o painel com informações de seus rendimentos e impostos. Para mais informações toque na bolinha localizada na parte inferior da tela.

Décimo quinto: voltando a pagina inicial, clique no menu direito e vá até a opção “entregar”. No caso de alguma restituição para receber, depois escolha a opção conta bancaria ou PIX. Observação: no caso da escolha do PIX a chave será seu CPF.

Décimo sexto: depois de todos os cadastros e informações, aceite os termos e condições e depois toque em entregar a declaração. Mas se faltar algo que você tem que colocar e esqueceu, você deverá tocar no ícone de aviso no topo da tela do aplicativo para corrigir.

Siga-nos nas redes sociais.

Veja também: