O Lenovo Tab P12 é um tablet bem elevado e interessante no mercado de tablets Android para quem deseja ter um modelo com tela de 12.7 polegadas mais elevadas na categoria intermediários, com construção premium, desempenho equilibrado e bateria generosa de 10.200 mAh. Mas não é só isso, sua resolução é muito boa tanto na frontal como na traseira e tem conectividade com a caneta Pen plus para melhor precisão de escrita e também o Thinkpad compatível com o teclado que é vendido separadamente.
Seu Android é bem atualizado, não deixando o usuário com problema de desempenho.
Design
Na construção deste tablet o corpo é todo feito em metal, com um acabamento em dois tons de cinza na parte traseira. O design é sóbrio e elegante, lembrando muito os notebooks da marca. Na parte superior da traseira, temos o logo da Lenovo e o módulo de câmeras, enquanto a parte inferior possui a inscrição sound by JBL.
As bordas também são de metal e o tablet já vem orientado para ser utilizado na horizontal. No topo, encontramos os botões de volume, enquanto na lateral esquerda ficam os dois microfones para chamadas. Na direita, temos as saídas de som e a porta USB-C, e na base, os conectores para o teclado proprietário da Lenovo.
Tela
A tela do Tab P12 é uma IPS LCD de 12,7 polegadas com resolução 3K (1840 x 2944 pixels). Em termos de tamanho e resolução o tablet se sai muito bem. No entanto, a densidade de pixels é mais baixa, com 273 ppi, devido à sua natureza intermediária.
As cores da tela pareceram um pouco lavadas, mesmo com o modo de cor mais vívido ativado ao assistir a vídeos com cores vibrantes. O tablet possui um modo de exibição aprimorado para vídeos, que melhora a qualidade de forma geral.
Desempenho
O Lenovo Tab P12 é equipado com o processador Snapdragon 7050, um chip intermediário com desempenho entre o básico e o intermediário. Ele é acompanhado por 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno, que pode ser expandido via cartão microSD.
Nos testes de benchmark, o tablet obteve um desempenho razoável, com 499.000 pontos no Antutu, 975 pontos no single-core e 2.323 pontos no multi-core do Geekbench (CPU), além de 2.154 pontos no teste de GPU.
Os 4 GB de RAM são o mínimo para o Android rodar com fluidez, mas você pode perceber alguns engasgos na troca de aplicativos ou quando o tablet é um pouco mais exigido. Portanto, ele pode ser um bom apoio para um ritmo de produtividade moderado, sendo mais indicado para atividades como estudo em plataformas online.
Android
O Lenovo Tab P12 utiliza a interface Lenovo ZUI, baseada no Android 13.
A Lenovo promete duas atualizações de sistema operacional (Android 14 e 15) e 4 anos de atualizações de segurança, o que é positivo.
Áudio Excelente
O trabalho da Lenovo e da JBL no áudio deste tablet é excelente. O som é encorpado, com ênfase nos graves, e se sai muito bem para consumo de conteúdo sem fones de ouvido.
Câmeras
O Tab P12 vem com câmera traseira de 8 MP serve para registros básicos, como anotações ou apresentações, mas não é algo que você usará para fotografias de alta qualidade. A câmera frontal de 13 MP, apesar de ser ultrawide, também apresenta cores lavadas e ruídos, sendo mais indicada para chamadas de vídeo.
Bateria Generosa
Uma das principais qualidades do Lenovo Tab P12 é sua bateria de 10.200 mAh, praticamente o dobro de um smartphone comum. Nos testes, o consumo ficou em torno de 16% a 22% da bateria, dependendo da atividade (vídeo, jogos, redes sociais)
Outro ponto crucial são os acessórios opcionais: a caneta stylus e a capa com teclado. Ambos são vendidos separadamente e têm um custo considerável, respectivamente, o que pode elevar muito o investimento total no tablet.
Conclusão
O Lenovo Tab P12 é uma opção interessante de tablet intermediário, com boa construção, tela grande, bateria generosa e recursos de produtividade, pois é um tablete com design bonito e atraente, com corpo todo de metal, tela grande e um preço acessível. Ele, sim, é uma boa escolha.
Ficha técnica
Rede 4G
Tela: IPS LCD
Resolução: 1840 x 2944 pixel
Android: 13
Chipset: Dimensity Media Tek 7050
Octa-core: 2×2.6 GHz Cortex- A78- 6x 2 GHz Cortex-A55
GPU: Mali-G68 MC4
Memoria
Memória de RAM: 4 GB/ 8 GB
Armazenamento: 128 GB/ 256 GB
Áudio: estéreo sim
Conexão
USB: sim
WI-FI: sim
Bluetooth: 5.1
Vídeo
Grava: 4K traseira
Full HD: frontal
Câmera
Câmera traseira: 8 MP
Câmera frontal: 13 MP
Bateria: 10.200
Carregador: 30W
Tamanho e peso
293,3 mm
190,7 mm
6,9 mm
Peso: 615 gramas
Sensores
Leitor digital: sim (lateral)
Bússola: sim
Acelerômetro: sim
Preço R$ 1.999,00 Reais
Siga-nos nas redes sociais
Cor: cinza
Veja também:
- 10 séries para maratonar nos aplicativos de streaming
- Motorola Moto G75: Primeiro Motorola com Resistência Militar e câmera Sony LYTIA. Veja preço e ficha técnica
- Samsung Galaxy S24 FE: um top de linha com preço atraente mesmo após a Black Friday! Confira preço e ficha técnica
- Motorola Edge 50 Ultra: o smartphone que supera o Samsung s24 e o iPhone 15 na qualidade fotográfica. Confira!
- Como trancar conversas no WhatsApp no Android e iOS